Um dos primeiros passos na cidadania é juntar a documentação de seus antepassados para apresentar quando for encaminhar. Comecei a pesquisar a história de minha família conversando com meus avós e vendo livros da árvore genealógica da família. Sabia as regiões onde meus antepassados haviam morado no Brasil, a data de chegada de um deles da Italia, só não tinha certeza da cidade de origem na Itália.
Consegui localizar o nome do meu antepassado no site do Arquivo Nacional pesquisando pelo ano de embarque/chegada, mas ainda não possuía a informação da cidade natal do meu antepassado. Eis que consegui localizar um livro de outro ramo da família onde dizia a cidade de onde ele partiu. Através do site tuttitalia consegui localizar o contato do comune da cidade em questão e mandei e-mail solicitando informações a respeito do meu antepassado. (Primeiro mandei email para a província e me responderam para procurar diretamente o comune da cidade onde ele nasceu).
Modelo de E-mail para solicitar certidão de nascimento na Itália
Modelo de E-mail para solicitar certidão de nascimento na Itália
O Comune me solicitou cópia de um documento de identificação. Encaminhei cópia do meu passaporte e eles encaminharam a documentação. O pedido foi feito em março e recebi pelo correio em julho. Nesse meio tempo entrei em contato novamente por e-mail informando que não havia recebido e eles encaminharam uma segunda via (sem custo), que acabei recebendo logo em seguinda à entrega da primeira. Com o documento em mãos, comecei a comparar as informações com os documentos no Brasil para verificar se haviam correções a fazer.
Até a próxima postagem.
Até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário